FJR Owners Forum banner

Ajuda com a Decisão do Top Case

33K views 49 replies 22 participants last post by  rbentnail  
#1 ·
Estou a tentar decidir-me por um Top Case. Estou a planear algumas viagens longas, por isso o Top Case Yamaha de 50L despertou o meu interesse. Alguém está a usar este top case maior e está disposto a postar uma foto da sua mota com o case? Usei o top case Yammy de 39L e Givi nas minhas FJR anteriores. Penso que o armazenamento extra pode ser útil.

Pensamentos e experiência com Shad também são bem-vindos.

Obrigado desde já...

#2 ·
Eu tenho um top case Kappa de 52L. Ainda não tenho experiência com a FJR, mas não foi grande coisa quando o tinha na minha DL1000. Conseguia colocar uma caixa de vinho lá dentro deitada de lado e, além de sentir um pouco nas curvas, estava tudo bem. Agora, a minha FZ1 com um top case de 46L carregado com peso é muito mais propensa a empinar, mas esse top case fica mais para trás da linha central do eixo do que a caixa na DL1000.

#7 ·
Não descarte o Shad 58 ou 59x. Acabei de receber o 59x. Posição mais baixa do mesmo tamanho que um 46L e se expande a partir daí
A FJR que acabei de comprar veio com o SHAD 39L ainda na caixa, nunca montado. Estou pensando que quero algo maior. Alguma foto do seu 59 montado?

#4 ·
Eu tenho o top-case Yamaha de 50 litros e a base de alumínio para o meu modelo A de 2016. A caixa fica no armário, a menos que eu esteja viajando (o que ninguém tem feito muito ultimamente). Usei-o uma vez em uma viagem de uma semana de Fort Worth para a Carolina do Norte em 2017. Ficou no hotel durante o tempo em que andei nas estradas locais na Carolina do Norte. Andou bem o tempo todo, com minhas roupas nele e as coisas mais pesadas nas malas laterais. Eu não tinha um passageiro a bordo, então não posso atestar o conforto ou o suporte para um passageiro. A viagem de volta de 912 milhas foi feita em um único dia, e a caixa não causou nenhum problema.

Fiquei um pouco decepcionado com o fato de ter que cortar um pouco do plástico existente na moto para que coubesse. No entanto, ele veio com um gabarito e um Dremel tornou os cortes relativamente fáceis. Os cortes são escondidos pelo assento assim que tudo é montado. No entanto, considerando que era uma peça Yamaha, parecia que uma instalação que exigia cortes deveria ter sido evitada.

O interior da unidade é enorme. Posso colocar dois capacetes integrais nele. Coloquei um pequeno pedaço de carpete no fundo apenas para fazer com que os itens andassem melhor e não chacoalhassem tanto.

#46 ·
Eu tenho o top-box Yamaha de 50 litros e a base de alumínio para o meu modelo A de 2016. A caixa fica no armário, a menos que eu esteja viajando (o que ninguém tem feito muito ultimamente). Usei-o uma vez em uma viagem de uma semana de Fort Worth para a Carolina do Norte em 2017. Ficou no hotel durante o tempo em que andei nas estradas locais na Carolina do Norte. Ele andou bem o tempo todo de ida e volta com minhas roupas nele e as coisas mais pesadas nas malas laterais. Eu não tinha um passageiro a bordo, então não posso atestar o conforto ou o suporte para um passageiro. A viagem de volta de 912 milhas foi feita em um único dia, e a caixa não causou nenhum problema.

Fiquei um pouco decepcionado com o fato de ter que cortar um pouco do plástico existente na moto para que coubesse. No entanto, ele veio com um modelo e uma Dremel tornou os cortes relativamente fáceis. Os cortes são ocultados pelo assento assim que tudo é montado. No entanto, considerando que era uma peça Yamaha, parecia que uma instalação que exigia cortes deveria ter sido evitada.

O interior da unidade é enorme. Posso colocar dois capacetes integrais nele. Coloquei um pequeno pedaço de carpete no fundo apenas para fazer com que os itens andassem melhor e não chacoalhassem tanto.
View attachment 78321 View attachment 78322 View attachment 78323 View attachment 78324 View attachment 78325 View attachment 78321 View attachment 78322 View attachment 78323 View attachment 78324 View attachment 78325 View attachment 78321 View attachment 78322 View attachment 78323 View attachment 78324 View attachment 78325
Configuração com ótima aparência.

#6 ·
Obrigado pela análise e pelas fotos, exatamente o que eu procurava. Eu acho que o baú da Yamaha fica ótimo com a moto. Eu planejo ter um passageiro possivelmente às vezes, mas estou mais interessado em ter mais espaço de armazenamento. Quanto à montagem, pensei a mesma coisa... ter que fazer um corte na moto... vamos lá Yamaha... sério?

Eu sei que GIVI e SHAD pesam menos que a Yamaha, então também pensei que isso poderia ser uma vantagem... menos peso na parte traseira da moto. Eu não sei quanto menos eles pesam.
Givi e Kappa com certeza pesam menos, mas os produtos Shad usam a mesma construção de parede dupla tipo "cooler" que resulta em menos espaço interno e mais peso.

• Like
Reactions: FreakyFastFreddie
#8 ·
Eu tive um Shad 45 por alguns anos - ele cabe apenas um capacete, e é muito leve e não tão resistente quanto o Yamaha. Recentemente, substituí o Shad pela caixa Yamaha de 50L, e como afirmado acima, é realmente resistente e parece realmente integrado. Ele cabe facilmente dois capacetes, e eu não o noto enquanto ando. Eu quase nunca uso as malas laterais, mas sempre ando com o top case. Eu realmente o instalei usando o rack OEM. Eu sei que isso não é recomendado, mas como eu só o uso para coisas mais leves, não estou convencido de que isso causará problemas. Quero dizer, o top case menor pode ser instalado com o rack OEM, e eu presumo que você pode carregá-lo com, por exemplo, 15 libras de coisas. Então, qual é a diferença se você for com uma caixa mais pesada e menos carga?

Talvez eu substitua o rack OEM pelo rack de alumínio em algum momento...

#9 ·
Comprei minha bicicleta usada e ela veio com um Kappa de 53 litros. Nunca ouvi falar de Kappa. Fiz uma pequena pesquisa e é fabricado pela Givi e custa muito menos. Parece-se com um Givi e usa a mesma montagem Monokey. E você pode encontrá-los por menos de US$ 200.

#10 ·
Comprei minha moto usada e ela veio com um Kappa de 53 litros. Nunca ouvi falar de Kappa. Fiz uma pequena pesquisa e é feito pela Givi e custa muito menos. Parece-se com um Givi e usa a mesma montagem Monokey. E você pode encontrá-los por menos de $200.
Sim. Uma das fontes mais baratas para coisas Kappa é motostorm.it - envia diretamente da Itália e mesmo com o frete é normalmente mais barato do que você pode comprar nos EUA. O mesmo vale para comprar coisas Givi deles - ou realmente a maioria das coisas que são feitas na Europa. Eles enviam bem rápido.

• Like
Reactions: ludwigsdog
#11 ·
Uma das questões que negligenciei mencionar é a fechadura. Você tem o terceiro núcleo da fechadura que veio com a bicicleta nova? Se sim, a top box de 50 litros é feita para que você possa inserir este núcleo nela e, em seguida, ela terá a mesma chave da ignição e das malas laterais. Se você não tiver este núcleo, não sei como prender a caixa na placa e como travá-la... a menos que você possa pedir um núcleo da Yamaha.

#12 ·
Um dos problemas que eu negligenciei mencionar é a fechadura. Você tem o terceiro núcleo da fechadura que veio com a bicicleta nova? Se sim, a top-box de 50 litros é feita para que você possa inserir este núcleo nela e, em seguida, ele será codificado da mesma forma que a ignição e as malas laterais. Se você não tiver este núcleo, não sei como você prende a caixa à placa e como você a tranca... a menos que você possa pedir um núcleo da Yamaha.
Você pode comprar novos núcleos por cerca de US$ 20 e, em seguida, pedir a um chaveiro para recodificá-los. Eu tenho um chegando hoje da RevZilla para que eu possa roubar os parafusos e o braço de trava que faltam para uma das minhas malas laterais.

#15 ·
E acabou de aparecer
Estes podem definitivamente ser re-chaveados - a tampa superior apenas é descravada e as entranhas saem, então as placas são inseridas por fora. Os novos parafusos dos cilindros eram um pouco mais longos do que os que eu ainda tinha no outro alforje. E todos estavam apertados com os dedos. Coloque um pouco de trava de rosca vermelha em todos eles para que eu não precise procurar mais peças novamente.

• Like
#35 ·
E acabou de aparecer
Estes podem definitivamente ser re-codificados - a tampa superior apenas é desapertada e as entranhas saem, depois as placas são inseridas de fora. Os novos parafusos dos cilindros eram um pouco mais longos do que os que eu ainda tinha na outra mala. E todos estavam apertados com os dedos. Coloque um pouco de locktite vermelho em todos eles para que eu não precise procurar mais peças de fechadura novamente.
View attachment 78328
View attachment 78329
Onde você encontrou as chaves com o logotipo da Yamaha? Queria fazer algumas sobressalentes e preferia ter a marca Yamaha nelas em vez de Ilco ou algo mais. Além disso, não ter o plástico na cabeça torna o chaveiro menos volumoso.

#18 ·
O único ponto não abordado é o uso dos diferentes top cases. Entendo que o top case da Yamaha é feito pela Givi e funciona como um Givi. Para abrir o top case, você sempre precisará da sua chave. Os top cases SHAD podem ser configurados para exigir uma chave ou não, dependendo da posição da fechadura quando a chave é removida. Gosto da escolha que a SHAD me oferece, pois não quero ficar procurando minhas chaves às vezes ao entrar no top case.

#22 ·
O único ponto não abordado é o uso dos diferentes top cases. Entendo que o case da Yamaha é feito pela Givi e funciona como um Givi. Para abrir o case, você sempre precisará da sua chave. Os cases SHAD podem ser configurados para exigir uma chave ou não, dependendo da posição da fechadura quando a chave é removida. Gosto da escolha que a SHAD me dá, pois não quero ter que procurar minhas chaves às vezes ao entrar no top case.
Eu entendo seu ponto de vista e concordo que é meio chato precisar da chave para abrir o case, no entanto, você não pode tirar a chave a menos que o case esteja fechado corretamente. Essa é minha garantia de que o case está fechado corretamente e não vai abrir na estrada. Eu poderia viver com qualquer cenário.

#19 ·
Quando eu (provavelmente este ano) conseguir um top case e um suporte Givi 357...vou comprar um case que tem quase o mesmo tamanho dos cases laterais. Me chame de paranóico ou assustado pelo aviso da Yamaha...mas meu TOC se sente melhor em ter os mesmos litros nas laterais e no topo...e não uma coisa enorme e pesada lá em cima, presa por um pequeno suporte.

• Like
Reactions: ice_station_zebra
#27 ·
Quando eu (provavelmente este ano) conseguir um top case e uma montagem Givi 357... vou comprar um case que tem quase o mesmo tamanho dos cases laterais. Me chame de paranóico ou assustado com o aviso da Yamaha... mas meu TOC se sente melhor em ter os mesmos litros nas laterais e no topo... e não uma coisa enorme e pesada lá em cima, presa por um pequeno suporte.
Não se preocupe com o suporte e o mecanismo de travamento da Yamaha - eles são muito resistentes. O top case OEM exala qualidade na minha opinião

#20 ·
Eu tinha o baú de fábrica na minha '04. Depois de pegar a minha '15, fui com a Givi pelo interior maior, suporte 357 e estilo. Ainda bem que o fiz, mas na época decidi que o V47 parecia melhor proporcionalmente com as malas laterais, o que acho que ainda é verdade. No entanto, só uso o baú superior quando viajo, então descobri que gostaria de ter optado pelo V56 pela capacidade notavelmente extra. Mais de uma noite em algum lugar e ele sai da moto de qualquer maneira.

#23 ·
O Shad soa da mesma forma que as malas superiores de fábrica da Suzuki funcionam. Você gira um pequeno mostrador dentro e a fechadura não impede mais que a mala seja aberta. A que eu tinha e o suporte a que estava preso agora são um cabide ;)

• Like
#25 ·
Então, o que estou vendo para o Top Case Yamaha 50L, as opções são azul ou preto. Não há grafite líquido para combinar com minha moto de 2020.

Estou correto?
Você terá que verificar por si mesmo se esta é a versão FJR, mas acho que a peça que você está procurando é:
1MC-F84A8-R0-00
Yamaha 1MC-F84A8-R0-00 Top Case-50L-Liquid Graphite; 1MCF84A8R000

#29 ·
Veja as listagens de peças para cada ano para carenagens e tampas de alforjes... mesmo código de pintura DNMN
Você pode tentar combinar os rótulos do código de pintura sob o assento em um 2015 e um 2020.

#32 ·
O principal aqui, não importa qual caso você escolha, é a montagem, e não importa o que alguém diga, um Stiffy sozinho não evitará uma subestrutura quebrada. Você precisa do rack de alumínio pesado da Yamaha ou do givi sr357 ou do rack de tubo Shad semelhante.

#33 ·
Ir grande ou ir para casa é um ditado! Eu tinha um grande baú de couro Harley na minha Roadstar e era mimado pelo tamanho. Tão prático para jogar coisas nele. Quando peguei a FJR, decidi pelo V56 Givi e o rack para acompanhá-lo. Eu também tenho o kit stiffy instalado. Eu comprei o kit de luz para o top case. Eu montei um resistor e um par de diodos para que a luz do baú funcione como freio e luz traseira usando apenas os dois contatos GIVI originais. Eu sempre ando com o baú e as malas. Eu gosto que todos eles saiam tão fácil e rápido. Simples de levar coisas para um hotel ao chegar a um Rally. Reinstale-os facilmente ou guarde-os no quarto. Eu não tenho uma bolsa de tanque.

• Like
#34 ·
Eu encomendei a mala Yamaha 50L. Já tenho o suporte de alumínio resistente Yamaha, que veio com a moto quando a comprei. Agora tenho uma mala SHAD 39L e almofada, suporte de barra resistente SHAD e kit rígido para vender, se alguém quiser. Está tudo novo, ainda na caixa. Vou colocá-lo na seção de vendas em breve.

#37 ·
Sem arrependimentos com a minha caixa Yamaha 50l. Só foi chato esperar 6 meses por ela. Encomendada em dezembro passado na esperança de tê-la na primavera.
Image
Só a recebi em julho... Também um pouco decepcionante não ter a cor combinando, mas tanto faz.

#38 ·
Sem arrependimentos com a minha caixa Yamaha 50l. Foi uma chatice esperar 6 meses por ela. Encomendada em dezembro passado na esperança de tê-la na primavera. View attachment 81741
Só a recebi em julho...

Também um pouco decepcionante não ter a cor correspondente, mas tanto faz
Descobri que a página de acessórios da Yamaha está muito mal indexada. Por exemplo, a caixa superior Liquid Graphite não está listada nos modelos de 2020 e 2021, mas sim apenas em preto Raven. Se você olhar para os outros anos de modelo, verá que eles também fizeram um trabalho ruim ao combinar as mesmas cores de caixas superiores com os anos de modelo. Encontrei o liquid graphite listado no ano de modelo de 2015 e então peguei esse número de peça e fui comprar em outro lugar. Encontrei um em uma loja de barcos na Flórida em junho e custou cerca de US$ 120 a menos, incluindo o frete, do que na Yamaha. Recebi-o cerca de uma semana depois.

É improvável, mas talvez você pudesse tentar postar se alguém estiver procurando por uma caixa Raven ou possivelmente estiver interessado em uma troca de cores?

#39 ·
Image
Eu também tenho o Shad 59x. Fiz uma viagem de 3 dias de 1300 milhas com ele. Ao longo do caminho e nas paradas, eu entrava e saía daquele baú o tempo todo. Realmente bom não ter que usar uma chave toda vez. Média de 47,9 mpg rodando a 70-80 mph na estrada. Isso foi usando 87 octanas. Eu uso 91 sem milho quando não estou em uma viagem. Fiquei impressionado. Isso foi na posição 46L. Quando ando por aí com a mamãe na garupa, ambos os capacetes mais coisas cabem facilmente na posição 59L e trancam. Gosto da parte superior de alumínio. Fica bem na moto. Estou muito feliz por ter seguido este caminho

#41 ·
Se alguma vez o incomodar, o touchuppaintdirect facilita a correspondência

#42 ·
Tenho tido bastante sorte com: ColorRite Motorcycle Paint

Claro que o meu 2014 requer uma pintura de três partes (base prateada, camada superior vermelha e depois verniz).

Resultados podem variar.

#44 ·
Se você for comprar a caixa da Yamaha de fábrica, terá que esperar um bom tempo antes de recebê-la. A menos que você pegue uma usada. Em falta e sem previsão de entrega. Já se passaram mais de dois meses e ainda estou esperando.
Eu pedi o top case de 50L em Liquid Graphite da Partzilla em 3 de março. Eles me enviaram um monte de e-mails de estimativa - originalmente era 15 de junho, e continuou deslizando para trás até 14 de julho. Então, na quinta-feira passada, eles atualizaram para 21 de abril, mas enviaram na quarta-feira e chegou hoje.

Não faço ideia de como eles conseguiram me entregar dois meses antes do que o esperado, mas foi certamente uma agradável surpresa.