FJR Owners Forum banner

Revisão do amortecedor YSS

43K views 56 replies 12 participants last post by  NurseKarl  
#1 ·
Para quem estiver interessado, comprei recentemente um dos amortecedores YSS anunciados para Gen 1 ou 2 FJR1300.
Hoje vou postar minhas impressões iniciais e atualizarei com um relatório mais longo assim que tiver mais quilômetros nele.

#3 ·
O amortecedor possui uma mola de 14 kg (razão pela qual só é anunciado para Gen 1 e 2), uma gola de pré-carga convencional, um ajuste de altura de passeio e um ajustador de amortecimento de 30 posições.
A esposa doou sua balança de alimentos ;) para comparar com o amortecedor antigo. O novo amortecedor é 76oz ou quase 5 lbs mais leve.

#5 ·
O amortecedor YSS vem com uma pequena haste de 1/4" em vez de uma chave inglesa tradicional, para ajustar a pré-carga. Isso é bom, pois é mais fácil de encaixar em espaços apertados, mas eu dobrei a haste ao ajustar a pré-carga.
Eu defini o amortecimento inicialmente em 15 cliques (o meio da faixa anunciada) e o afundamento dinâmico ou de corrida para 30 mm. E fui dar uma volta de teste curta.
Depois de 1/2 milha, aumentei o amortecimento para 7 cliques. Depois de mais uma milha, parei e aumentei ainda mais o amortecimento para apenas 4 cliques da rigidez total.
Ajuste de 30 cliques anunciados é um pouco uma piada. Eu diria que 1-7 cliques é a faixa útil e eu girei tudo até apenas 2 cliques da rigidez total antes de ficar satisfeito com o manuseio.
Apesar desses inconvenientes, uma vez ajustado, parece um amortecedor muito bom. Semelhante a um amortecedor ricor. Melhor que OEM, mas não um Ohlins.

#13 ·
O amortecedor YSS vem com uma pequena haste de 1/4", em vez de uma chave inglesa tradicional, para ajustar a pré-carga. Isso é bom, pois é mais fácil de encaixar em espaços apertados, mas eu dobrei a haste ao discar a pré-carga suficiente.
Eu defini o amortecimento inicialmente em 15 cliques (o meio da faixa anunciada) e a queda dinâmica ou de corrida para 30 mm. E fui dar uma volta de teste curta.
Depois de 1/2 milha, aumentei o amortecimento para 7 cliques. Depois de mais uma milha, parei e aumentei ainda mais o amortecimento para apenas 4 cliques de totalmente rígido.
Ajuste de 30 cliques anunciado é um pouco uma piada. Eu diria que 1-7 cliques é a faixa útil e eu enrolei tudo até apenas 2 cliques de totalmente rígido antes de ficar satisfeito com o manuseio.
Apesar desses aborrecimentos, uma vez discado, parece um amortecedor muito bom. Semelhante a um amortecedor Ricor. Melhor que o OEM, mas não um Ohlins.
Stretch, eu tenho perguntas. FJonR, eu tenho a mesma pergunta.
Os números impressos na mola indicam o diâmetro, a taxa e o comprimento livre. Eu não entendi se você indicou seu peso, mas estou me perguntando qual é o comprimento instalado/pré-carga da mola agora depois que você adicionou a pré-carga.
Eu acho que esse segundo número que indica a taxa da mola é em Newtons por milímetro (N/mm). 140 N/mm converte para 800 Lbs/polegada. Perto o suficiente da conversão de 14,0 kgf.

Incidentalmente, enquanto navegava na intergoogle, também encontrei um amortecedor YSS com uma mola de 160 N/mm com um comprimento livre de 185 mm para o FJR. Essa pode ser uma boa escolha para, hum, pilotos desafiados pela gravidade.
Amortecedor yss Moto Top Line Gas Z yamaha fjr 1300 A (rp13) 2006-2011 | eBay

dan

• Like
Reactions: DesertBike
#6 ·
Eu instalei um destes na semana passada! Não é perfeito, mas tornou a minha 2005 uma moto MUITO diferente!!

A minha só tinha 15.500 milhas, mas com 280 libras, eu estava a matar o amortecedor de fábrica e era como andar numa colchão velho!!

Direto da caixa, tudo sobre o YSS é melhor! Até o alinhamento dos faróis está bom agora. Recentemente instalei Osram NIght Breaker 200 e inicialmente - no feixe principal - eu estava apenas a iluminar sebes e a recear tentar meter a mão dentro da carenagem para os ajustar para baixo. Agora a traseira levanta-se mais, estou a iluminar a estrada e estou encantado!!

Eu duvido que consiga notar a diferença com Ohlins - exceto na minha carteira! Um ex-patriota da Triumph fez uma coisa engraçada no YouTube - começou com os KYB de fábrica, passou para HyperPro, depois para Ohlins. Ele achou que os HyperPros (ao dobro do custo dos KYB) eram facilmente duas vezes melhores, mas os Ohlins (3x o custo dos HyperPro) eram talvez apenas 10-15% melhores!

Para mim, é como a coisa do assento FJR; alguém escreveu aqui 'ninguém mudou o assento de fábrica e piorou as coisas...'!!! Eu sou provavelmente o mesmo sobre este amortecedor. Parece bom até agora e eu definitivamente o recomendaria como um passo acima do stock. Só o tempo dirá como eles funcionam para nós a longo prazo!

O seu preço também foi muito bom - de acordo com XE.com, isso é cerca de £273 hoje. Eu paguei £291, então não é mau!

#7 ·
Tudo o que vou dizer é que há cerca de 2 anos instalei um par de amortecedores YSS na minha 76 G-Wing nua, por causa da minha cirurgia nas costas em julho passado e da minha incapacidade de realmente andar, eles acumularam um pouco menos de 500 milhas.

Então, este ano tenho andado um pouco mais e, há algumas semanas, tornou-se uma bagunça de tecelagem e oscilação, ainda com menos de 500 milhas.

Então comecei pela frente e verifiquei todas as juntas/rolamentos e, finalmente, decidi experimentar um antigo conjunto de amortecedores 78 GL que eu tinha, a tecelagem e a oscilação quase desapareceram. Então enviei um e-mail para o serviço de atendimento ao cliente da YSS explicando o negócio,,,,,, nada além de grilos, estou perdido com isso e não sei o que pensar, mas neste momento estou bastante decepcionado com a YSS. Espero que sua experiência seja muito melhor do que a minha!

#8 ·
A mola de 14 kg equivale a 784 lbs...... quase 800, o que é bom para um piloto de 190-200 lbs e sim, você pode ajustar a pré-carga, se necessário. Não sei por que chamariam isso de amortecedor Gen1-2, também funcionaria para um Gen3. A altura de pilotagem ajustável é uma vantagem.... aposto que agora vai para o descanso central um pouco mais fácil. A haste para ajustar a pré-carga também é um recurso mais agradável.

• Like
Reactions: 2GENAE
#15 ·
Um teste rápido, cortesia do meu útil assistente, revela que com a minha configuração atual tenho 5/8" de afundamento estático, e depois mais uma polegada quando estaciono a minha incrível massa na mota.

Estou bastante satisfeito com a forma como ela anda e, como não tenho uma mota há cerca de cinco anos, não acho que seja suficientemente 'sensível' para obter algum valor em ajustar as configurações por enquanto.

Claro que outra vantagem que o YSS traz em relação ao amortecedor Yamaha não é apenas uma pré-carga muito mais variável, mas também amortecimento de compressão e retorno ajustável, juntamente com um ajuste de altura de 3/8".

HTH.

#16 ·
Amortecimento de compressão também? Por esse preço, super bônus.
Ele teria vindo com uma pré-carga padrão que eles definiram para a mola, e se funcionar para você, então não o mude. Seus números parecem ok para mim.
FYI, para cada polegada que a traseira da moto afunda, isso equivale a apenas cerca de um terço disso no amortecedor..... a relação da suspensão é de 2,7:1.......

Vou perguntar em qual Geração você colocou isso? Você tem molas OEM na frente?? Se Gen1/2, enrole os ajustadores de pré-carga até o fim, lamentavelmente sem mola lá.

#17 · (Edited)
Amortecimento de compressão também? Por esse preço, super bônus.
Ele viria com uma pré-carga padrão que eles definem para a mola, e se funcionar para você, então não a altere. Seus números parecem ok para mim.
Para sua informação, para cada polegada que a traseira da moto afunda, isso equivale a cerca de um terço disso no amortecedor..... a relação da suspensão é de 2,7:1.......

Vou perguntar em qual Geração você colocou isso? Você tem molas OEM na frente?? Se Gen1/2, enrosque os ajustadores de pré-carga até o fim, lamentavelmente sem mola lá em cima.
Pergunta interessante essa - algo que tenho pesquisado no fórum FJR do Reino Unido - achamos que a minha é uma moto americana!

Tem agosto de 2004 na etiqueta VIN, é o que eu esperaria para um modelo do Reino Unido de 2005, mas foi registrado em 2006. Também menciona o teste SVA no documento de registro E eu tive que fazer a modificação Barbarian antes que eu pudesse interferir no abastecimento, pois a ECU estava bloqueada.

Não tem luzes laterais nos faróis nem tem imobilizador, o que me disseram que uma moto do Reino Unido dessa idade teria.

Ah, e o VIN não retorna nenhum resultado em sites de busca europeus!

#22 ·
Eu estava pensando a mesma coisa. Não consigo ver nenhum reservatório externo.

#25 ·
Obrigado. Fiquei confuso com a afirmação de que o YSS tem ajuste de amortecimento de compressão. As fotos do seu amortecedor e as fotos nas instruções são diferentes. Parece que o amortecedor da foto das instruções teria ajustes de amortecimento de compressão. Essa conexão na parte superior do corpo do seu amortecedor é realmente um ajuste de amortecimento de compressão?

#27 ·
Obrigado. Muito interessante. Eu pensei que essa poderia ser a porta de carregamento de nitrogênio.

• Like
Reactions: Whooshka
#29 ·
Uau, isso é muita capacidade de ajuste para o preço
é verdade - embora eu tenha certeza de que haverá aqueles que dirão: “Ah, mas você não terá a durabilidade da Ohlins….”

Talvez não - mas nos preços de reconstrução da Ohlins, você poderia jogar o YSS no lixo e pegar um novo!

Ou três!!

#33 ·
Obrigado, pessoal, pelas notas / avisos de acompanhamento.
Eu estava tentando ter certeza dos recursos de choque para mim e para outros que podem estar considerando a compra de um choque YSS. Os anúncios do eBay são sempre um pouco curtos em informações e sempre um pouco suspeitos.

Também interessado em suas experiências após a instalação. Nada como o feedback do usuário.

Ele ainda parece uma atualização do choque OEM, quase pelos mesmos preços. Na hora da reconstrução, você provavelmente poderia obter algumas mudanças na pilha de calços que melhorariam a ação de compressão / rebote.

Eu me pergunto se a YSS tem um modelo com o reservatório piggyback e amortecimento de compressão como a foto nas instruções.
Eu certamente não encontrei um assim na máquina intergoogle.
dan

#34 ·
Obrigado, pessoal, pelas notas / avisos de acompanhamento.
Eu estava tentando ter certeza dos recursos de choque para mim e para outros que podem estar considerando a compra de um choque YSS. Os anúncios do ebay são sempre um pouco escassos em informações e sempre um pouco suspeitos.

Também interessado em suas experiências após a instalação. Nada como o feedback do usuário.

Ele ainda parece uma atualização em relação ao choque OEM, quase pelos mesmos preços. Na hora da reconstrução, você provavelmente poderia obter algumas mudanças na pilha de calços que melhorariam a ação de compressão / rebote.

Eu me pergunto se a YSS tem um modelo com o reservatório piggyback e amortecimento de compressão como a foto nas instruções.
Eu certamente não encontrei um assim na máquina intergoogle.
dan
Sim. Os amortecedores do modelo G, mais caros, são totalmente ajustáveis.
Image

#36 ·
Aparentemente, a YSS não tem um amortecedor da Série G para a FJR.

#38 ·
#37 ·
Para quem estiver interessado, comprei recentemente um dos amortecedores YSS anunciados para Gen 1 ou 2 FJR1300.
Hojé vou postar minhas primeiras impressões e atualizarei com um relatório mais longo assim que tiver mais quilômetros rodados.
Ótima informação Stretch! Você tem um link para onde você pediu?